ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL SENHOR CALLOU
PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO
GESTÃO
DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
JUAZEIRO
DO NORTE – CEARA
DEZEMBRO
- 2012
JUSTIFICATIVA
A Escola de Ensino
Fundamental Senhor Calou no exercício pleno de suas atividades vem
efetivar os seus trabalhos com elaboração e execução do seu
projeto político pedagógico, a fim de ampliar e melhorar as
atividades pedagógicas assumindo o compromisso de trabalhar em
conjunto, fazendo uma gestão democrática e participativa em que
todos os envolvidos com o trabalho educacional são sujeito atuante e
responsável pelo sucesso escolar.
Trabalha-se com o
currículo articulado em torno de eixos básicos, orientadores da
seleção de conteúdos significativos, tendo em vista as
competências e habilidades que se pretende desenvolver no Ensino
Fundamental.
O professor cumpre o
seu papel de mediador, adotando a postura de interlocutor de mensagem
e informações, sendo flexível no tocante ás mudanças do
planejamento do programa do curso.
Escola, família e
comunidade interagem na busca de um melhor acompanhamento de
desenvolvimento escolar de aluno, no sentido de vivenciar na escola,
experiências da vida familiar e social.
A missão da escola
e do professor é criar meios eficientes para o tratamento dos
conteúdos escolares utilizando técnicas de estudo dirigidas e
recursos tecnológicos, como televisão e técnicas audiovisuais que
proporcione uma aprendizagem significativa.
Na visão de um modo
geral, a escola trabalha de forma implícita e muitas vezes,
explicita, com idéia de vocação inata.
Costuma-se falar em
desenvolvimento das potencialidades dos alunos, o que evidencia a
idéia de que as pessoas já trariam em atributos de nascença e que
a educação deveria proporcionar “descoberta” e desenvolvimento
posterior.
O individuo que se
dá bem na vida é aquele que localiza claramente sua vocação e se
esforça para desenvolvê-la e torná-la uma habilidade a ser
oferecida no mercado.
O tipo de homem que
se que formar é um cidadão consciente crítico e participativo e
para isso cria-se meios de integração entre os alunos e a sociedade
tornando os indivíduos capazes de defender seus direitos e deveres,
desenvolvendo novas idéias, e interesses intelectuais.
Os pontos fracos
apresentados pela escola são a pouca criatividade com relação às
praticas de ensino em sala de aula que demanda a adoção de
estratégias de ensino diferenciada, inovadores e criativos; o baixo
nível de aprendizagem dos alunos que exige um esforço conjunto da
comunidade escolar para promover uma aprendizagem significativa e a
pouca participação dos pais no processo ensino aprendizagem que re
que conscientização sobre o seu papel como colaborador da
aprendizagem do filho.
Referencial
teórico
A escola de ensino
fundamental senhor cal Lou caminha com a responsabilidade de
preparando o alo no para o exercício da cidadania, habilitando-o no
bom desempenho de suas atividades escolares, habilitando-o a sua
integração plena na sociedade, fortalecendo os vínculos da família
e tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Sendo assim a ação
educativa será centrado nos princípios norteadores do
construtivismo de Jean Piaget e Paulo Freire em que o sujeito é
ativo no processo ensino aprendizagem.
O professor traz
reflexão sobre a validade e importância da disciplina como maneira
de educar, que vai alem do ensino escolar e que se projeta na
formação do futuro cidadão. É cabível ao professor (a)
apresentar sempre métodos mais claros, para que os alunos assimilem
melhor sua aprendizagem, e desenvolvam com maior êxito suas
concepções de criação, de novas idéias, interesses pela pesquisa
leitura e principalmente pelo saber (o estudo).
A concepção de
ensino aprendizagem revela-se na prática de sala de aula e na forma
como professores e alunos utilizam os recursos tecnológicos
disponíveis, livros didáticos, giz, lousa, televisão e computador.
A presença de aparato tecnológico na sala de aulas não garante
mudanças na forma de ensinar e aprender. A tecnologia servirá
enriquecer o ambiente educacional proporcionando a construção de
conhecimento por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por
parte de alunos e professores.
PROPOSTA
CURRICULAR
PREFEITURA
MUNICIPAL DE
JUAZEIRO
DO NORTE-CE
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇAO
Mapa
curricular 2011/2012
Ensino
fundamental 1º ao 5º ano
AREAS
DO CONHECIMENOTO
|
AULAS
SEMANAIS / CARGA HORARIA ANUAL
|
||||||||||
1º
ANO
|
2º
ANO
|
3º
ANO
|
4º
ANO
|
5º
ANO
|
|||||||
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
||
Língua
portuguesa
|
06
|
240
|
06
|
240
|
06
|
240
|
06
|
240
|
06
|
240
|
|
Matemática
|
05
|
240
|
05
|
240
|
05
|
240
|
05
|
240
|
05
|
240
|
|
Geografia
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
Historia
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
Ciências
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
Educação
física
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
Educação
religiosa
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
Artes
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
TOTAL
|
20
|
800
|
20
|
800
|
20
|
800
|
20
|
800
|
20
|
800
|
PREFEITURA
MUNICIPAL DE
JUAZEIRO
DO NORTE-CE
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇAO
Mapa
Curricular - 2011 / 2012
Ensino
Fundamental 6º ano ao 9º ano – turno diurno
BASE
NACIONAL
COMUM
|
AREAS
DO CONHECIMENTO
|
AULAS
SEMANAIS / CARGA HORARIA ANUAL
|
|||||||
6º
ANO
|
7º
ANO
|
8º
ANO
|
9º
ANO
|
||||||
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
AS
|
CHA
|
||
Língua
Portuguesa
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
|
Matemática
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
05
|
200
|
|
Geografia
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
Historia
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
Ciências
|
03
|
120
|
03
|
120
|
03
|
120
|
03
|
120
|
|
Educação
Física
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
Educação
Religiosa
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
Artes
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
01
|
40
|
|
PARTE
DIVERSIFI
CADA
|
Língua
Estrangeira - Inglês
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
Estudos
Regionais
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
02
|
80
|
|
TOTAL
|
25
|
1000
|
25
|
1000
|
25
|
1000
|
25
|
1000
|
OBS.
No 9º ano serão ministradas 3 aulas de ciências, sendo 2 aulas de
física e 1 aula de química. De acordo com a lei 10639/2004 devera
ser incluída no programa de historia a cultura afro brasileira ( dia
20 novembro dia nacional da consciência negra ).
-Dias
letivos 200 dias
-Carga
horária anual mínima 800 horas
-Modulo
semanal 40 semanais
-Língua
estrangeira moderna é disciplina obrigatória a partir da 6º ano e
devera figurar a parte diversificada.
-Arte
será oferecida em todos os níveis da educação básica.
-Formação
da vida cidadã, temas transversais, saúde, sexualidade, vida
familiar e social, meio ambiente, trabalho, ciências e tecnologia,
cultura e linguagens serão inseridos nos conteúdos programáticos e
específicos das áreas do conhecimento não constituído disciplinas
especificas.
-Estudos
Regionais Lei orgânica municipal art. Nº 175 – a Historia de
Juazeiro do Padre Cícero Romão Batista, será disciplina nos
currículos das escolas municipais de 6º ao 9º ano, na parte
diversificada.
PRINCÍPIOS E
FINS DA EDUCAÇÃO
O ensino será
ministrado com base nos seguintes princípios, igualdade de condições
para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender,
ensinar pesquisar e divulgara cultura, o pensamento, a arte e o
saber, pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, respeito
à liberdade e apreço a tolerância, coexistência, gratuidade do
ensino público em estabelecimentos oficiais, valorização
profissional da educação escolar, gestão democrática do ensino
publico, na forma desta lei e legislação dos sistemas de padrão de
qualidade, valorização da experiência extra-escolar e vinculação
entre a educação escolar, os trabalhos e as práticas sociais.
Tendo como
finalidade a promoção da aprendizagem eficiente com novas técnicas
do fazer pedagógico que a campanha as mudanças do mundo atual, para
a melhor integração do individuo na sociedade, a escola vem
oferecendo aos participantes do processo, subsídios que os levem a
um crescimento pessoal e e3ducacional pleno.
Numa perspectiva
transformadora do saber pedagógico desenvolvemos ações, parceria,
por meio da cooperação e da integração com o contesto, com o meio
ambiente e com a cultura circundante.
A organização
curricular dá-se com a base nacional comum definida pela lei 9394/96
e a parte diversificada, sendo assim distribuída:
Base Nacional Comum
Língua Portuguesa
Matemática
Geografia
Ciências
Educação Artística
História
Educação Religiosa
Educação Física
Parte Diversificada
Língua Estrangeira
OS OBJETIVOS QUE
NORTEIAM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
- Servir de instrumento de construção e reconstrução permanente de um projeto de sociedade que acredita numa sociedade democrática.
- Possibilitar o crescimento das ações desenvolvido pelas diferentes segmentos escolares, agindo sobre a realidade escolar, buscando, buscando assim, a construção de novos instrumentos de analise, planejamento e condução da ação educativa da escola
- Desenvolver o funcionamento de boa escola de qualidade, atendendo aos anseios de uma clientela, preocupando-se em formar o educando para o exercício pleno da cidadania e fortalecendo os conhecimentos sistematizados.
- Contribuir para a democratização das relações de poder no âmbito escolar e, por conseguinte, poder levar os usuários à intervenção no próprio sistema de ensino.
Das
normas de convivência social
Dos
docentes
Art.
96
- |O corpo docente da escola é construído por todos os seus
professores, habilidades na forma de legislação em vigor.
Art.
97 é assegurado aos professores, desde que respeitadas à orientação
adotada pelo estabelecimento de ensino, os seguintes direitos:
A)De
elaborar o instrumento de avaliação escolar
b)
De julgar os trabalhos e avaliação do aproveitamento escolar
c)
Ao respeito a sua autoridade e ao prestigio do seu desempenho no sue
trabalho.
d)
De dispor, no ambiente de trabalho de maios para preparar
eficientemente suas aulas e seu material didático adequado.
Art.
98
– É atribuição do professor:
- Cumprir e se fazer cumprir as atribuições deste regimento. Assim como as diretrizes e normas baixadas pela secretaria de educação do município, pela direção da escola e pelos órgãos normativos do sistema;
- Elaborar, sob orientação do diretor da escola. O plano anual das atividades, áreas de estudo ou disciplina de sua competência e orientar as atividades dos alunos, de acordo com as diretrizes da escola e com as determinações da Secretaria do Município.
- Comparecer as reuniões de planejamentos didáticos ao as extraordinárias quando convocada pela direção;
- Cumprir a carga horária prevista e recuperar as horas aulas quando não houver completado o mínimo exigido por lei;
- Registrar no diário de classe as atividades os conteúdos desenvolvidos, a freqüência dos alunos e os resultados das avaliado dos trabalhos escolares, cuidando para que os registros não contenham rasuras;
- Cumprir os horário e programas de atividades organizadas pela direção
- Cooperar nas disciplinas e no incentivo a boa conduta dos alunos;
- Comparecer as reuniões de pais e mestres, com o objetivo de promover a interação família e escola;
- Entregar no prazo previamente estipulado pela secretaria de educação, o resultado do aproveitamento e freqüência dos alunos
- Comunicar a escola em tempo hábil, sua necessidade eventual de faltar ao trabalho para que seja providenciada sua substituição.
- Participar de capacitações, reciclagem treinamento e seminários quando for convocado pela secretaria de educação
Art.
99
– É vedado ao professor
- Ocupar-se em sala de aula de assuntos estranho a sua tarefa educativa.
- Aplicar penalidades aos alunos além das advertências e repreensões;
- Determinar a retirada do aluno da sala de aula, exceto e caso de falta grave;
- Rebaixar graus atribuídos aos alunos em decorrência da indisciplina ao atributo em função de problemas disciplinares;
- Alterar quaisquer lançamentos feitos no diário de classe e, sobretudo, graus atribuídos em função de problemas disciplinares
- Usar de expressão que possam ofender aos alunos;
- Permitir aos alunos, quaisquer circunstancias, corrigir trabalhos e provas dos colegas e lhes atribuir graus;
Dos
discentes
Art.
100
O
corpo discente é formado por todos os alunos regularmente
matriculado na escola
Atg.
101
- Receber, em igualdade de condições a orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como, usufruir de todo o benefício de caráter religioso, educativo e social que a escola proporcione;
- Participar de todas as agremiações estudantis que funcionam no estabelecimento de ensino;
- Requerer matricula de acordo com as possibilidades da escola, quando por motivo justo a tiver cancelado, desde que preencha os critérios de faixa etária determinadas pela lei em vigor;
- Ser encaminhado ao ensino supletivo quando repetente e fora de faixa etária de obrigatoriedade do Ensino Fundamental;
- Ter assegurado o respeito a sua religião
- Ser respeitado por tudo pessoal da escola e pelos colegas;
- Ser considerado e valorizado em sua individualidade, em comparação nem preferência
- Ser orientado em suas dificuldades;
- Ser ouvido em suas queixas e reclamações;
- Requerer cancelamento de matricula ou transferência, diretamente, quando maior de idade, ou através do pai ou responsável quando menor;
- Requerer quantas vias de documentos necessárias;
- Requerer revisão de verificações de rendimentos escolares, desde que faça no prazo de 72 horas após a divulgação dos resultados;
- Requerer revisão das verificações de rendimentos escolares, desde que o faça no prazo de 72 horas, após a divulgação dos resultados;
- Requerer segunda avaliação quando for motivo justificado, faltar às atividades realizadas na previstas;
- Participar da elaboração do plano global da escola;
Art.
102
– A estudante em estado de gestação, a partir do 8º mês e
durante 120 dias ficará assistindo pelo regime de exercícios
domiciliar, instituído pelo Decreto Lei 1.044 de 21 de outubro de
1969.
Parágrafo
único – O início e o fim em que é permitido o afastamento serão
observados através do atestado apresentados a escola.
Art.
103 – São deveres do aluno:
- Cumprir os dispositivos deste Regimento, bem como as normas expendidas pela direção da escola;
- Comparecer, pontualmente, as aulas, provas e outras atividades programadas pela escola e preparadas pelo professor ou justificar sua ausência
quando se fizer necessário; - Tratar com respeito, diretor, os professores, funcionários e os colegas;
- Colaborar na preservação do patrimônio escolar, indenizando qualquer prejuízo ou dano material, por ventura causada;
- Comunicar a escola, através da presença do pai ou responsável, ou ainda através de documento escrito dos longos períodos de afastamento;
- Devolver em perfeito estado de conservação e no tempo devido os livros emprestados pela biblioteca, assim como os livros didáticos de sua utilização, adotados pelo estabelecimento de ensino;
- Comparecer às aulas devidamente uniformizadas, ou comprovar insuficiência de recursos para fazê-lo.
Art.
104
– É vedado ao aluno:
- Disseminar idéias contrárias á ordem pública e aos bons costumes;
- Portar armas, materiais explosivos ou quaisquer instrumentos cortantes no recinto do estabelecimento
- Sair da sala de aula sem a autorização do professor e ausentar-se do estabelecimento sem autorização do diretor;
- Promover, em nome da escola, rifas ou coletas dentro ou fora do estabelecimento sem autorização do professor;
- Fumar, qualquer tipo de cigarro na sala de aula, mesmo que seja maior.
DOS
FUNCIONÁRIOS
Art. 105
– Os funcionários da escola serão concursados de provas e títulos
pela entidade mantedora – Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
– Ceará.
Art. 106
– Os funcionários receberão orientação do diretor para exercer
seus respectivos trabalhos.
Art. 107
– Os funcionários que não exercerem suas funções serão
encaminhados a Secretaria de Educação do Município.
Art. 108 –
A todos será assegurado o pleno direito de defesa, obedecendo à
legislação em vigor.
Art. 109
– Em qualquer situação, a escola deverá considerar-se como
instituição voltada a estimular e orientar o desenvolvimento, pela
via do cotidiano das relações sociais.
Art. 110
– Compete ao Auxiliar de Serviços:
- Acatar as decisões da direção e atender a solicitação do corpo docente;
- Manter as dependências, o mobiliário e os equipamentos da escola sempre limpos e em ordem, zelando para que o turno seguinte a encontrem em condições de funcionamento;
- Colaborar com os auxiliares da merenda;
- Estar presente e colaborar com solenidades programadas pela escola.
Art. 111
– a escola deverá manter no mínimo dois vigias para que possa ser
feita uma escola de rodízio.
Art. 112
– É vedado ao vigia deixar o local de trabalho antes que o
servente do turno seguinte ou o diretor encontre-se na escola.
Parágrafo único –
O pessoal responsável pelos serviços auxiliares gozará de férias
de acordo com a escala organizada pela direção.
OBJETIVO
ESPECÍFICO POR DISCIPLINA
- Ciências – Compreender a ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade, histórica, associado a aspectos de ordem social, econômico, político e cultural;
- Geografia – Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações e buscar explicar e compreender o espaço geográfico não somente como produto de forças econômicas ou de formas de adaptações entre o homem e a natureza, mas também dos fatores culturais;
- História – Valorizar os compromissos e as atitudes de indivíduos, de grupos e de povos na construção e na reconstrução das sociedades, propondo estudos das questões locais, regionais, nacionais e mundiais, das diferenças e semelhanças entre culturas, das mudanças de permanência do modo de viver, de pensar, de fazer e das heranças ligadas por gerações.
- Educação física – Introduzir a Educação física integrando os alunos a cultura corporal do movimento, com finalidades, afeto e emoções, de manutenção e melhoria da saúde;
- Arte – Apreciar Arte e situar a produção social da arte de todas às épocas nas diversas culturas;
- Inglês – Aumentar a percepção do aluno como ser humano, para que isso seja possível é fundamental que o ensino de Língua Estrangeira, seja balizado pela função social desse conhecimento na sociedade brasileira;
- Língua Portuguesa – Refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente os que tocam a questão da variedade lingüística, combatendo a estigmatizarão, discriminação e preconceitos relativos ao uso da língua;
- Matemática – indicar aspectos novos dos números e operações, privilegiando o desenvolvimento do sentido numérico e a compreensão de diferentes significados das operações;
- Trabalhar o respeito, á diversidade de valores crenças, e comportamentos, garantindo a diversidade do ser humano.
METAS
|
ESTRATÉGIAS
|
|
-
Levantamento da demanda;
-
Parceria com o CEFET, URCA, CIEE com alunos estagiários;
-
Implantar projeto de reforço no contra turno.
-
Gincanas;
-
Olimpíadas;
-
Feira de Ciências;
-
Jogos competitivos;
-
Projeto de reforço;
-
Novas metodologias.
-
Leitura dramatizada e dialogada pelos alunos em sala de aula;
-
Trabalhar o teatro da escola (montando grupos)
-
Parcerias com as locadoras, Seduc, Crede 19.
-
momentos de leitura livre, em que o professor também leia;
-
hora de histórias, curiosidades científicas, notícias;
-
Roda de leitores: Periodicamente os alunos tomam emprestado um
livro (do acervo de classe, da biblioteca da escola ou de uma
Biblioteca Municipal) para ler em casa. No dia combinado, uma
parte deles relata suas impressões e tenta vender o livro que o
entusiasmou aos colegas.
Ao
realizar projetos com os alunos, é possível criar situações
linguisticamente significativas em que são mobilizadas,
competências e habilidades de linguagem oral, leitura e escrita
como:
-
Receitas típicas da comunidade:
-
Uso da água;
-
Jogos e brincadeiras do tempo das avós;
-
Fauna e Flora da região;
|
SISTEMA DE
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação,
apesar da responsabilidade do professor, não deve ser considerada
função exclusiva dele. A auto-avaliação é uma situação de
aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e
interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos
para se avaliar. Esse aprendizado é importante, é central para a
construção da autonomia dos alunos, cumpre o papel de contribuir
com a objetividade desejada na avaliação.
É importante
ressaltar que a não realização das aprendizagens esperadas, muitas
vezes é problema do aluno, mas tem suas origens em problemas do
próprio sistema educacional, que precisam ser identificados e
solucionados.
“A avaliação
deve ser usada sempre para melhorar, nunca para eliminar, selecionar
ou segregar”.
A avaliação do
desenvolvimento da aprendizagem dos alunos deve estar em sintonia com
o planejamento do professor. Ela é a parte integrante do projeto
educacional, devendo partilhar de seus princípios fundamentais.
A avaliação deve
ser realizada em diferentes momentos, em situações variadas,
respeitando a singularidade dos alunos. Deve levar em conta não
apenas o que foi aprendido durante a aula, mas tudo o que se está
sendo aprendido em diversas instancias e a partir de outras mediações
que não sejam só a do professor.
Para se analisar a
perspectivada avaliação enquanto a uma ação mediadora, é
necessário que se repense a postura do professor diante do processo
avaliativo.
É preciso
reconhecer as relações concretas entre a ação educativa e a
avaliação, e buscar uma consciência coletiva do significado desse
processo.
A avaliação tem
que ser planejada para todos os alunos com deficiências especiais ou
na, em que o aluno aprende a analisar sua produção de forma crítica
ou autônoma, esse mérito vem do esforço pessoal para vencer as
suas limitações.
A ORGANIZAÇÃO
DE ENSINO
A organização de
ensino é com o ensino fundamental com duração mínima de nove
anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão em que o
desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo com meios básicos o
pleno domínio da leitura, da escrita e de cálculo e de acordo com a
Lei N.º 11.114, de 16 de maio de 2005, altera os arts. 6º, 30, 32 e
87 da Lei N.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em 2005 com o
objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos
seis anos de idade. Temos também duas salas do Ensino de Jovens e
Adultos que será destinada àqueles que não tiveram acesso ou
continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade
própria, viabilizando e estimulando o acesso e a permanência do
trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares
entre si.
Educação Especial
com a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente
na rede regular de ensino, para educando portadores de necessidades
especiais. Uma educação com igualdade e equidade: uma educação
para todos, centrado no aluno e atendendo as necessidades
educacionais especiais de todos, desde que as diferenças orgânicas
e psíquicas
às diferenças étnicas.
às diferenças étnicas.
Esse é nosso
propósito como também a inclusão digital que nos oferece a
apropriação da tecnologia de forma consciente, tornando o indivíduo
capaz de decidir quando, como e para que utilizá-la. Do ponto de
vista de uma comunidade, a inclusão digital significa aplicar as
tecnologias a processos que contribuam para o fortalecimento de suas
atividades econômicas de sua capacidade de organização do nível
educacional e da auto-estia de seus integrantes de sua comunicação
com outros grupos, de suas entidades e serviços locais e de sua
qualidade de vida.
A E.E.F Senhor
Callou tem um momento de estudo dentro do próprio planejamento
proporcionando ao professor aprofundamento teórico das questões
educacionais, troca de experiências, contextualização do estudo à
sua prática aplicando a linha de pensamento e ação da proposta
pedagógica.
É necessário que o
professor participe integralmente dos períodos dedicados ao
planejamento a avaliação e ao desenvolvimento profissional da
escola, de acordo com o termo da lei tem que participar do
planejamento juntamente com os alunos do Grêmio e do Conselho
Escolar e APC (Associação de Pais Comunitários). A cada bimestre
todos os professores e os demais profissionais da escola serão
avaliados.
Então é importante
levar em consideração que a participação deve ser dimensionada a
partir dos limites de possibilidades dos alunos e da complexidade das
situações, crianças pequenas têm maiores probabilidades de
participar produtivamente em situações simples nas quais possa
receber com clareza às conseqüências de sua intervenção. A
medida da sua autonomia e capacidade de reflexão aumenta seu
pensamento, capacidade de ação e sociabilidade se amplia, podem
tomar como desafio situações mais complexas e de abrangência. A
existência do grêmio estudantil ou de grupos de atividades
extraclasse (como os de teatro, por exemplo) incentiva e fortalece a
participação dos alunos e professores e amplia os limites da vida
escolar.
Para garantir que as
possibilidades de participação se desenvolvam é necessário uma
intervenção sistemática dos professores de forma planejada e que
vá se transformando de acordo com o desenvolvimento da autonomia dos
alunos.
RECREIO
No
recreio é realizada uma escala de professores em dupla e
funcionários, núcleo gestor para observar e orientar as atividades
a serem realizadas modificando o comportamento dos alunos evitando
possíveis problemas.
O
recreio orientado tem como objetivo evitar comportamentos agressivos
que tragam problemas imediatos e em longo prazo na vida dos
estudantes.
Para
evitar que os alunos entrem em conflito entre colegas, é necessário
o convívio com respeito na escola a fim de evitar aborrecimentos,
desentendimentos por parte de alguns membros da comunidade escolar.
Desse modo poderá agravar ou desestruturar o ambiente através da
discriminação como as desigualdades sociais e raciais. Para isso é
preciso à compreensão de todas as pessoas precisam sentir-se
respeitadas e sentir que delas se exige respeito.
AVALIAÇÃO DO P.P.P.
Nosso
sistema de avaliação vai ser continua, procurando cumprir com o
programa projetado para que haja um segmento em suas propostas
pedagógicas.
Para
que esses trabalhos possam atingir essa amplitude, é necessário que
toda comunidade escolar ( professores, funcionários, alunos e pais )
assumam esse objetivo, pois eles se concretizarão em diversas ações
que envolvem todos, cada um na sua função. O mesmo vai ser
reelaborado a cada ano.
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